sábado, 21 de junho de 2014

No cinema (6)

De novo, separei uns filmes legais que vi no cinema pra comentar rapidinho aqui e, por tabela, recomendar. Vai que alguém cansou de Copa e quer ver um filme no fim de semana...



* Jogo das decapitações - O novo do Sergio Bianchi. Complicadíssimo, com muitas ideias para serem debatidas. Claramente não há opção à direita, e a esquerda ficou muito complicada. Eu mesmo acho complicadíssima a ideia presente de que as vítimas da ditadura são oportunistas que se deram bem. Sabe-se que não é assim, ou não é só assim. O Luiz Zanin Oricchio escreveu no Estadão que é capaz que a direita goste. Acho difícil. Também me incomoda que o filme tenha um tom de discurso moral. Ao mesmo tempo, tem o artista, Jairo Mendes, pai do protagonista, que se deu mal na ditadura. Aí há uma ideia de que a arte, ao menos, pode contestar e se salvar, mas que o verdadeiro artista libertário está sozinho e se perde. Como Riocorrente (que comentei há uns dias), Jogo das decapitações também captou no ar coisas que ainda viriam a acontecer depois das filmagens – manifestações e linchamentos inclusive. Enfim, tem um monte de coisas para discutir nesse filme do Bianchi, mas o xadrez político virou fla-flu e não parece que há clima para essas discussões. Vão abafar esse filme. Vão vendo.

* Coração de Leão - León é um cara com problema de crescimento. Tem 1,40 m, se a memória não me trai. Mas é sedutor, e atrai uma mina que fica toda ressabiada de sair com um cara mais baixo. Quando começou, achei que tinha caído numa roubada da temporada de Copa. Mas o filme me pegou, mesmo a mim, que não caio fácil por comédias. Poderia ser um filminho politicamente correto, talvez até seja, mas é convincente. Mais: é encantador. Em tempos de efeitos especiais computadorizados, o jogo de câmeras pra fazer o ator encolher é notadamente artificial, porque cinema é ilusão. Lembrou muito L'homme à la tête de caoutchouc, do Méliès. Depois de assistir, vejam se não é exatamente isso:


* Vic + Flo viram um urso - Vic saiu da prisão e foi ficar na casa de um tio entrevado. Flo é uma ex-criminosa que vai morar com ela numa cabana no meio do mato, perto de uma cidadezinha que leva todo jeito de ser a Twin Peaks francesa. Denis Côté levou o Urso de Prata em Berlim.

* Antes do inverno - Um neurocirurgião casado começa a receber flores. Seu casamento está em crise. Sua mulher e seu melhor amigo flertam. Aparece uma garota. Envelhecer não é mole. Mesmo na França.

* Dominguinhos - Um documentário feito quase que só com cenas de arquivo. Bonito, sensível.

* O menino e o mundo - Enrolei muito pra ver. Vi agora, empurrado pelo fato de que ganhou o Festival de Annecy. Tenho a impressão de que quem gosta de desenho pira, seja animado ou não.

Mais filmes nos posts anteriores:
No cinema (1 a 4)
No cinema 5

Nenhum comentário: